terça-feira, 28 de outubro de 2014

PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA -PSE


As nutricionistas Adriana Urquhart Duarte da Secretaria de Saúde e Silvia da Rocha da Secretaria de Educação desde outubro de 2013 estão realizando atividades relacionadas com alimentação e nutrição, propostas pelo Programa Saúde na Escola (PSE), desenvolvido pelo Ministério da Saúde e Ministério da Educação.



As atividades foram iniciadas através da avaliação antropométrica dos alunos do município, tendo como objetivo revelar a realidade nutricional do aluno, e dependendo do resultado, remediar, verificar medidas preventivas e planejar formas de conscientização procurando sempre o melhor para os alunos. A intenção das nutricionistas é realizar esta avaliação no mínimo uma vez ao ano, verificando assim o estado nutricional dos alunos do município.

Os resultados obtidos na primeira avaliação realizada pelas nutricionistas revelou o seguinte dado, 48,9 % dos alunos da rede municipal de ensino apresentam sobrepeso ou obesidade. 



Vale ressaltar que desde o início do ano presente as profissionais estão realizando trabalhos para reduzir os agravos e complicações futuras, causadas pela obesidade ou sobrepeso, buscando oferecer um crescimento saudável, resultando em uma melhor qualidade de vida para esses escolares, através de palestras e atividades educativas para cada faixa etária específica sobre alimentação e nutrição.

No mês de setembro do ano presente a Secretaria de Saúde, através do Secretário Lairton Bueno, juntamente com as Nutricionistas Adriana e Silvia, e a Secretaria de Educação, Lise Mara Arend, fizeram a entrega do material didático adquirido “A Fantástica Magia dos alimentos”, nas Escolas Municipais para serem distribuídos aos alunos, que traz informações, atividades e orientações relacionados à alimentação e nutrição.


Comunicamos que o nome do projeto foi alterado para “Meu Pratinho Feliz”, já que foi verificada a existência de outros projetos e atividades com o nome inicialmente escolhido.


As nutricionistas contam com o incentivo e ajuda dos pais dos nossos alunos para que todos os objetivos propostos pelo Projeto sejam alcançados e proporcionem melhora da qualidade de vida e dos hábitos alimentares, e assim garantir saúde e diminuição da incidência de agravos na infância.






Nenhum comentário:

Postar um comentário