quinta-feira, 25 de junho de 2015

Ações Projeto "Meu Pratinho Feliz"

O que comer?! Sabe-se que não é uma decisão simples para muitas pessoas. Fatores como preferência, hábitos familiares e culturais, relações psicológicas, custo e disponibilidade dos alimentos, processos de doença e a habilidade de digerir e absorver afeta o consumo alimentar de um indivíduo. Sendo assim, o objetivo principal do Projeto “Meu Pratinho Feliz” realizado pelas Nutricionistas do município, Adriana e Silvia, nas Escolas da rede municipal de ensino, é promover a educação nutricional, auxiliando os alunos na escolha de uma dieta saudável, proporcionando a importância de uma boa nutrição para a saúde geral dos educandos.
Em fevereiro de 2015, novamente, foram realizadas as avaliações antropométricas dos alunos, com o intuito de equiparar com o resultado das avaliações anteriores.


Durante o mês de maio, as Nutricionistas estiveram nas Escolas aplicando atividades educativas relacionadas à alimentação saudável e consciente, objetivando a disseminação das orientações entre os familiares. As atividades foram elaboradas com linguagem e metodologia direcionadas para a realidade do dia a dia dos alunos.
É fato que os hábitos mais enraizados na vida de qualquer adulto são aqueles iniciados na infância. Por isso e, pelo fato de que a população brasileira vem passando por uma transição nutricional, caracterizada pelo declínio da desnutrição e aumento da obesidade, as nutricionistas sentem a necessidade de trazer a questão alimentar para o âmbito escolar. Segundo dados da Pesquisa de Orçamento Familiar de 2009 (POF), uma em cada três crianças brasileiras de 5 a 9 anos está acima do peso. Entre os adolescentes, a obesidade também apresentou uma tendência ascendente, originado na predominância de uma alimentação densamente calórica, rica em açúcar e gordura, e baixo consumo de carboidratos complexos e fibras (frutas, hortaliças e cereais integrais). 
As nutricionistas acreditam que a escola tem um papel fundamental na formação de bons hábitos alimentares e saudáveis, já que estas possuem cardápio balanceado e elaborado seguindo as necessidades nutricionais dos alunos, o que motiva a execução deste projeto para orientar os alunos a adquirir práticas de bons hábitos alimentares e de vida, desde o primeiro ano de vida. 








Nenhum comentário:

Postar um comentário