sexta-feira, 25 de dezembro de 2015

Dezembro: Mês de Combate a AIDS

Em razão do Dia Mundial de Combate a AIDS, a Secretaria Municipal de Saúde realizou nos dias 01 e 04 de dezembro, palestras nas Escolas Estaduais do município abordando assuntos importantes relacionados a luta contra a AIDS, tendo como público alvo os adolescentes.

Na Escola Marcolino Pedroso em Nova Estrela, a Enfermeira Renata Moraes Lima, abordou assuntos relacionados ao histórico da AIDS, sua origem e evolução ao longo dos anos.

Na Escola de Educação Básica de Arabutã, no centro da cidade, ocorreu uma palestra interativa através do Médico David Dlugovit e da Enfermeira Cristiane Petry, com os alunos do 7º, 8º e 9º ano, abordando DST, AIDS e métodos anticoncepcionais.

De acordo com o Dr. David, a intenção foi deixá-los informados e transformá-los em multiplicadores das informações sobre prevenção. O público mostrou-se bastante participativo e vale a pena salientar a maturidade dos alunos que souberam interagir e retirar dúvidas.

O trabalho de informação e prevenção é muito importante com os adolescentes, visto que dados do Ministério da Saúde apontam aumento do número de casos nessa faixa etária.

Durante o mês de dezembro, a Secretaria Municipal de Saúde, disponibilizou na Unidade Básica de Saúde e no Posto de Nova Estrela, os testes rápidos. Desde março de 2006, o Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais vem implantando o teste rápido como diagnóstico da infecção pelo HIV no Brasil. Esta metodologia é utilizada no mundo inteiro e traz vantagens significativas quanto ao método laboratorial, pois são de simples realização, dispensando a atuação de profissionais especializados e de equipamentos de laboratório, permitindo o conhecimento dos resultados e assistência imediata aos pacientes. A utilização desta metodologia no Brasil está diretamente associada ao aumento do acesso ao diagnóstico da infecção pelo HIV, principalmente em segmentos populacionais prioritários, como: gestantes, parturientes, pacientes com sintomas da Aids, populações vulneráveis, populações flutuantes, moradores de rua, dentre outros.









Nenhum comentário:

Postar um comentário