segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Doe vida, doe sangue!!

Dia 25 de novembro é o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue

A data foi instituída no Brasil em 30 de junho de 1964, pelo decreto 53.988 promulgado pelo Presidente Castello Branco.

Em 21 de novembro de 2003, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, instituiu a Semana Nacional do Doador Voluntário de Sangue, a ser celebrada anualmente na última semana do mês de novembro, compreendendo ações de homenagens aos doadores, atividades informativas voltadas para os profissionais da saúde, campanhas destinadas a importância do ato de doar sangue, processos educativos direcionados às crianças e adolescentes, entre outras atividades informativas e educativas que demonstrem para a população, os inúmeros benefícios do ato de doar sangue.

A doação de sangue pode salvar vidas, onde, uma única bolsa de sangue, recheada de glóbulos vermelhos, plaquetas, plasma, entre outros, é utilizada em quatro situações clínicas importantes, pois pode socorrer, por exemplo, pacientes que sofreram acidentes, passaram por cirurgias, transplantes ou por incontáveis horas de radioterapia e quimioterapia.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que o número de doadores de um país seja de 3 a 5% do total da população; contudo, segundo dados do Ministério da Saúde, este índice no Brasil está bem aquém do preconizado, não chegando a 2%.

No Brasil, hoje são coletadas anualmente 3,6 milhões de bolsa de sangue, sendo que a Fundação Pró-Sangue já registrou mais de 4,6 milhões de doações nos seus 29 anos de atuação. Os dados do MS ainda revelam que cerca de 65% dos doadores são homens e apenas 35% são mulheres.

Os requisitos básicos para realizar a doação de sangue podem ser conferidos no site da Fundação Pró-Sangue, segue link abaixo:


Vamos lá, prepare-se para ajudar, doar sangue é um ato de amor à vida!

 "O sangue doado é usado para assegurar um direito primordial, o direito à vida. Sua atitude em doar sangue é a esperança de muitos pacientes que precisam de sangue para continuar vivendo. Como não há substituto para o doador, ele é especial. É preciso que pessoas saudáveis doem regularmente. Cada doador pode salvar até quatro vidas, esse deve ser um motivo de alegria para quem doa sangue e um incentivo para que esse gesto tão grandioso venha a tornar-se um hábito, o de salvar vidas."





Nenhum comentário:

Postar um comentário