quinta-feira, 31 de julho de 2014

Semana Mundial de Aleitamento Materno


Semana Mundial de Aleitamento Materno - SMAM

A Semana Mundial de Aleitamento Materno faz parte de uma história mundial focada na Sobrevivência, Proteção e Desenvolvimento da Criança. Criada em 1990, em um encontro organizado pela OMS e UNICEF, a partir do documento “Declaração de Innocenti”, adotado por organizações governamentais e não governamentais, assim como, por defensores da amamentação de vários países, entre eles o Brasil.




O documento apresenta quatro objetivos operacionais:

• Estabelecer um comitê nacional de coordenação da amamentação;

• Implementar os "10 passos para o sucesso da amamentação" em todas as maternidades;

• Implementar o Código Internacional de Comercialização dos Substitutos do Leite Materno e todas as resoluções relevantes da Assembléia Mundial de Saúde;

• Adotar legislação que proteja a mulher que amamenta no trabalho.

Com o objetivo de seguir os compromissos assumidos pelos países com a assinatura do documento, foi fundada em 1991 a Aliança Mundial de Ação pró-Amamentação – WABA. Essa Organização criou no ano de 1992 a Semana Mundial de Aleitamento Materno, para promover as metas da “Declaração de Innocenti”.

A Semana Mundial é considerada como veículo para promoção da amamentação, ocorrendo em 120 países e, oficialmente, é celebrada de 1 a 7 de agosto. A WABA define, a cada ano, o tema a ser trabalhado na Semana, lançando materiais que são traduzidos em 14 idiomas. Entretanto, a data e o tema podem ser adaptados em cada País a fim de que seja obtido mais e melhores resultados do evento.

No Brasil, o Ministério da Saúde coordena a Semana Mundial de Aleitamento Materno desde 1999, tendo apoio de Organismos Internacionais, Secretarias de Saúde Estaduais e Municipais, Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano, Hospitais Amigos da Criança, Sociedades de Classe e ONGs.

Durante a Semana Mundial de Aleitamento Materno, em sua terceira edição, ocorre “Hora do Mamaço”, evento oficial idealizado pela Comunidade “Aleitamento Materno Solidário” no Facebook, com a ideia de lançar um evento anual onde todas as mães, de todas as cidades e estados brasileiros, se reúnam – no mesmo dia e no mesmo horário – em um ponto turístico de suas cidades, para amamentarem seus bebês simultaneamente, com o objetivo principal de trazer à sociedade a reflexão e a discussão da importância do ato de amamentar e seus inúmeros benefícios para a mãe e seu bebê.


História do Mamaço no Brasil

Em 1992 a OMS (Organização Mundial da Saúde) instituiu a Semana Mundial de Aleitamento Materno, que ocorre anualmente na primeira semana de agosto. No Brasil, “Hora do Mamaço”, ocorre oficialmente desde 2012, o evento consiste em reunir mães para amamentar seus filhos em locais públicos, que teve o ponta pé inicial quando uma mãe foi impedida de amamentar seu bebê em um local público. Desse evento nasceu à intenção de juntar mais famílias em prol do aleitamento, divulgar os benefícios do leite materno e apoiar as mulheres. O primeiro Mamaço aconteceu na França, em 2006, e a cada ano mais cidades aceitam o desafio de reunir mães para amamentarem seus bebês ao mesmo tempo.

Este ano, é a terceira edição do evento conhecido como ‘Hora do Mamaço’, que no ano passado alcançou 45 cidades de 16 estados, contando com mais de 1500 pessoas envolvidas, em sua grande maioria mães na fase de amamentação, com um único objetivo amamentarem juntas. O evento será realizado neste sábado, dia 02 de agosto, em várias cidades do Brasil como parte da Semana Mundial de Aleitamento Materno, durante o evento são proporcionadas várias atividades para incentivar o aleitamento. 



Como sabemos, o leite materno é o alimento mais importante para os bebês, e a Organização Mundial de Saúde (OMS) aconselha que, até os seis meses, com exclusividade, podendo continuar até os 2 anos, alternado com outros alimentos.

Este ano a proposta do evento é produzir fotos em estilo “SELFIE” que serão amplamente divulgadas nas redes sociais com o objetivo de multiplicação deste valioso Ato de Amor para o máximo de pessoas possível, ação organizada pela AMS Brasil – Aleitamento Materno Solidário no facebook., isso porque a amamentação precisa ser defendida e incentivada por toda sociedade. É saúde, amor e conexão que farão a diferença por toda a vida da criança.

"Porque amamentar é beleza pura."


Matéria: http://nutribemleve.blogspot.com.br/



Nenhum comentário:

Postar um comentário