sexta-feira, 15 de abril de 2016

Dia Mundial da Saúde

No dia 07 de abril comemora-se o Dia Mundial da Saúde, data criada em 1948 pela Assembléia Mundial da Saúde que tem como objetivo conscientizar a população a respeito da qualidade de vida e dos diferentes fatores que afetam a saúde populacional.

Muitas pessoas consideram-se saudáveis quando estão sem nenhuma doença, porém, a falta de enfermidades não significa saúde. Dizer que uma pessoa está saudável requer a análise de um conjunto de fatores, tais como a qualidade de vida e aspectos mentais e físicos.

Em 1946, a Organização Mundial de Saúde aprovou um conceito que visava ampliar a visão do mundo a respeito do que seria estar saudável. Ficou definido então que “a saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença ou enfermidade”.

De acordo com esse conceito, percebemos que saúde não é um estado fácil de ser alcançado, uma vez que nem todas as pessoas conseguem viver sem tristezas, sem preocupações e interagindo com o restante da sociedade de maneira harmoniosa. A saúde deve ser vista como uma forma de total bem-estar, que é conseguido não só através do tratamento de doenças ou sua prevenção, mas sim através de qualidade de vida.

Em comemoração a essa data, no dia 07 de abril, a Secretaria Municipal de Saúde de Arabutã em pareceria com a Diretoria de Esportes e as Escolas Municipais e Estaduais de Arabutã, promoveu uma ação educativa e recreativa com temas voltados a alimentação saudável, doenças relacionadas com a alimentação, atividade física e hábitos de vida saudáveis.

Na data os alunos contaram com a presença dos profissionais de enfermagem, agente comunitário de saúde, nutricionista e educador físico, além da participação dos Professores da Rede Estadual de Ensino, Sandra Zulian (Professora de Educação Física) e Roni Lohmann (Professor de Biologia, Ciências e Matemática), que fizeram sua contribuição com o tema na Escola de Educação Básica Marcolino Pedroso.

Durante as atividades foram disponibilizados testes de glicemia capilar e aferição de pressão arterial, verificação de peso e altura para os alunos e servidores.

A Secretaria Municipal de Saúde agradece a participação dos profissionais envolvidos e principalmente pela atenção e carinho pelo qual foram recebidos nas Escolas, pelos alunos e servidores, para a realização desta ação proposta pela Secretaria Estadual de Saúde, com o objetivo único de orientação e prevenção visando a qualidade de vida da população arabutanense.













Nenhum comentário:

Postar um comentário